quarta-feira, 27 de julho de 2011

Queremos a cura! Um apelo à mídia

Sou também diabético tipo 1 há aproximadamente 1 ano, e durante este tempo venho tentando fazer um controle rigoroso através de vários medicamentos e insulina. No entanto, sabemos que trata-se de uma doença na qual devemos aceitá-la para que possamos ter uma razoável qualidade de vida.

Neste último ano adquiri bastante conhecimento relacionado ao Diabetes e venho acompanhando de perto todas as pesquisas que envolvem ou objetivam a cura desta enfermidade. Observei que a descoberta da insulina (medicamento essencial a sobrevivência do diabético tipo 1) foi descoberta em 1921, e desde então não tivemos  poucos avanços com relação a cura (trata-se de uma doença cujo mecanismo é relativamente simples e bastante conhecido após instalada no corpo humano). No entanto, as maneiras de remediá-la evoluiram bastante, com tecnologias de última geração para monitoramento de níveis de glicose e aplicação de insulinas, das mais diversas finalidades.

Conclui que a diabetes alimenta uma monstruosa indústria farmacêutica, cujos interesses passam longe da cura e reversão, e focos totalmente voltados para o "lucrativo remediar". Este vídeo é uma campanha que está acontecendo pela internet como forma de protesto a essa situação: 



Não podemos ficar de braços cruzados diante de tantas crianças e adolescentes que tem suas vidas podadas pelo diabetes. Pior ainda, quando atingem famílias sem instrução e que não tem a mínima condição de realizar um tratamento adequado. Simplesmente triste. Muitas pessoas hoje falecem por AVC, infarto, amputamento de membros, cegueira, insuficiencia renal, mas as estatísticas não mostram que grande parte dessas doenças são provocadas pela DIABETES - de fato, um inimigo silencioso.

Outro fato que gostaria de chamar a atenção é sobre uma pesquisa que tenho depositado todas as minhas esperanças científicas: uma pesquisa desenvolvida no Hospital Geral de Massachussets (EUA) descobre chances de cura para a Diabetes tipo 1 através da vacina BCG. Esta pesquisa é liderada pela doutora Denise Faustman. Ela mesma relata, em reportagem cujo link segue abaixo, das dificuldades impostas por esta indústria farmacêutica:

http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10001828

Trata-se de um trabalho extremamente sério, que já está em fase avançada de testes e que requer cerca de 25 milhões de dólares para concluir os testes em humanos.

O que quero dizer com isso tudo? Vamos lá: Gostaria de propor a MÍDIA televisiva que por ventura venha a ler este blog uma reportagem especial sobre a CURA DA DIABETES: Existe uma pressão da indútria farmacêutica contra a cura, por se tratar da doença que mais gera lucro para os laboratórios? Ou isso é somente uma teoria conspiratória?

Fica então a sugestão para reportagem. Espero contar com vocês. A mídia tem poder inimaginável de transformar a realidade. Pensemos naqueles doentes que não tem condições de se tratar, ou nas milhares de criancinhas com diabetes tipo 1 e que tem que se furar todos os dias, sofrer preconceito na escola por não comer um doce ou um simples pirulito, ou naqueles que morreram em decorrência das complicações causadas por este mal que se alastra cada dia mais entre nós brasileiros e mundo afora.

Lembrando que, como diz o Dr. Couri, tem paciente que diz: "Quero ser normal novamente". Ora, será mesmo normal comer quilos de açúcar e gordura industrializada todos os dias? Busquemos então a cura para que possamos ser livres novamente!

Mas por que queremos a cura mesmo?

Porque queremos ser LIVRES. Livres para dormir quanto tempo desejarmos sem precisar medir a glicose, livres para ficar longas horas sem perfurar o dedo ou injetar medicamentos. Livres para praticar qualquer esporte até ensopar a roupa de suor sem se lembrar que existe hipoglicemia. Livres para chegar em casa no final da tarde, após um longo dia de trabalho, comer o que bem entender e depois tirar uma boa soneca sem se preocupar com insulina. Livre em prol das coisas simples da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário