sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Novo passo no caminho para a futura administração da insulina oral

A UC tenta transformar a insulina
oral em uma realidade terapêutica
Uma equipe internacional de investigadores, coordenada pelos portugueses António Ribeiro e Francisco Veiga da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma tecnologia farmacêutica que constitui um passo de gigante no caminho para a futura administração da insulina oral.

Em comunicado, a UC frisa que, com vista a transformar esta opção numa realidade terapêutica para a Diabetes, a comunidade científica tem de enfrentar dois grandes desafios: por um lado, garantir a proteção da insulina em ambiente gastrintestinal e, por outro, conseguir que atravesse o epitélio intestinal - barreira teoricamente impermeável à passagem de moléculas como a insulina.

O grande avanço em questão está relacionado com a obtenção de bons resultados na tentativa de superar estes desafios, tendo a equipa assegurado a proteção em ambiente gástrico e uma passagem de insulina através do epitélio intestinal de ratos superior a 30%, um nível sem precedentes.

Fazendo uma analogia, António Ribeiro, um dos coordenadores da investigação, explica que "perante um imponente muro, praticamente impossível de derrubar", a estratégia da equipe "que passa por um sistema de micro e nanopartículas já protegido por duas patentes, conseguiu passar o muro".

Porém, o especialista alerta para a necessidade de, depois de ultrapassado o muro, "fazer novos estudos para mostrar quais foram os mecanismos que permitiram essa passagem". Nesse âmbito, os investigadores já concluíram que a insulina em cápsula atravessa o epitélio intestinal por duas vias: isolada e revestida.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, esta nova tecnologia farmacêutica constitui um enorme avanço nas pesquisas nesta área. Além dos coordenadores, a equipe incluiu os investigadores da UC Isabel Vitória, Rui Carvalho e Camille Woitiski e contou com a colaboração de equipes do Centro de Investigação de Ciências da Saúde (CICS) e da Universidade de Queens, no Canadá.

Fonte: Portaldiabetes.com

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostaria de apresentar a você a primeira rede social do Brasil para diabéticos: Já Mediu? - www.jamediu.com.br

    Como sou diabético, sei bem que uma das partes mais importantes do tratamento é a informação e a troca de experiências. Visando proporcionar um meio para facilitar esta troca de informações criei a rede social Já Mediu?, voltada totalmente aos diabéticos, pais de diabéticos e outras pessoas e profissionais da saúde que lidam com diabéticos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir